Coleta do leite das propriedades
Nas fazendas o leite fresco é coletado pelos nossos caminhões.
Recepção do leite na indústria
O leite dos caminhões é recepcionado no laticínio, passando por rigorosos testes de qualidade, em seguida é armazenado e está pronto para a pasteurização.
Pasteurização
O leite passa por um tratamento térmico á altas temperaturas, eliminando microrganismos indesejáveis para os produtos.
Padronização do leite
Parte da gordura do leite no processo de pasteurização é retirada e destinada para a fabricação de manteiga.
Elaboração no tanque de fabricação
O leite da pasteurização é direcionado a tanques de fabricação de queijo, onde é efetuada a receita inicial do queijo mussarela Latpassos.
Drenagem do soro e da massa do queijo
Quando é dado o ponto no tanque de fabricação, é então efetuada a drenagem, separando o soro de queijo (líquido), que tem alto valor nutricional, da massa do queijo mussarela (sólida), que será destinada para o próximo processo, a filagem.
Resfriamento do soro residual drenado
O soro residual da fabricação do queijo mussarela é resfriado imediatamente após sua drenagem e destinado a outra indústria que o utiliza em seu processo produtivo.
Filagem do queijo mussarela
A massa do queijo mussarela que sai do processo de drenagem passa por fermentação e então é destinada a filadeira, equipamento que efetua o derretimento da massa em água quente e dá origem a forma elástica e retangular do queijo mussarela, após isso o queijo é resfriado em água gelada e destinado a tanques onde é adicionado sal ao queijo.
Secagem, fatiamento e embalagem do queijo mussarela
Os queijos que são retirados dos tanques de salga passam por secagem pelo período de algumas horas, podendo então finalmente serem fatiados diretamente na indústria e também embalados nos formatos retangulares tradicionais.
Estocagem e comercialização
Após seu fatiamento e embalagem o queijo é armazenado sobre resfriamento por alguns dias e está pronto para ser destinado aos nossos clientes.